terça-feira, 5 de julho de 2011

kobudo arte marcial das armas japonesas antigas

Okinawa Kobudo
Okinawa      


Kobu - arte marcial antiga

Fazer - caminho ou o caminho
       


A história antiga de Okinawa tem sido atingida por agitação política e situações de violência, que delineou uma parte importante do património da ilha agora pacífica marciais. Neste contexto, a arte do Kobudo surge devido à necessidade dos camponeses para defender suas famílias, dando-lhes um uso ofensivo e defensivo de artigos da agricultura, transformando-os em armas letais. 
Em certos momentos, armas como espadas e lanças eram proibidas para o povo em geral. Em seguida, agricultores e pescadores se tornaram presa fácil para os bandidos armados e piratas.
Para neutralizar os decretos proibindo o porte ea posse de armas de Okinawa especializados no uso de instrumentos como sticks para transportar água em baldes, pedalinhos e lida com moinhos para moer grãos utilizados como meio de proteção.
Matayoshi Kobudo emerge deste ambiente e é a linha de kobudo mais difundida no mundo. Seus começos são devido ao trabalho sistemático que fez Shinko Matayoshi (1888 - 1947), um membro de uma família que tem uma das mais antigas linhagens de Okinawa. 
O número incomum de armas que são ensinados dentro do sistema Matayoshi evoluiu pela grande capacidade de Shinko Matayoshi de viajar e aprender todos os aspectos da arte, como ele passou um total de treze anos estudando na China manifestações culturais daquele país e aprender sobre as armas que foram usadas para a defesa.

As armas de Okinawa Kobudo mais realizados são:

O Bo : Este é um pau de carvalho, noz, nêspera betel ou kuba (variedade de palma). Todos são de madeira maciça, originário da região subtropical de Okinawa.
O meio de Bo é mais espessa e se torna mais fina em direção às extremidades.Essas dicas vão lhe dar uma mais fina mais difundida. Seu tamanho usual é de 1,83 m. No entanto, existem outras dimensões Bo. Como tal, o bajojo cerca de 4 metros.
Desde os tempos antigos, o Bo tem sido indispensável para a vida diária, independentemente de classe (camponeses, comerciantes, artesãos, guerreiros, monges). A Arte de Bo nasceu de uso extensivo foi dada. Na verdade, as técnicas e katas são especialmente numerosos em relação aos de outras armas.
O praticante de treinamento kobudo começa com Bo seu caminho nesta arte, e vai fazer toda a sua vida.



O Sai : um tridente de metal. Assemelha-se um punhal, mas a lâmina não é afiada, mas a secção cônica, cilíndrica ou octogonal.Sua extremidade pontiaguda usada para furar ou para jogar. O comprimento da lâmina deve permitir total proteção do antebraço.
O punho é enrolado com um pano ou couro para melhor aderência da arma.
Guards, muito particular, ao mesmo tempo proteger a mão e desviar ou bloquear um ataque sabre ou Bo;. autorizado a quebrar as lâminas da espada samurai
. Seus membros afiada contra-ataque permitiu a realização de movimentos de pulso
O sai, que é relativamente pesados ​​(cerca de um kg) deve ser bem balanceada para fácil manuseio.
o sai é geralmente utilizada por par. Com uma arma em cada mão, você pode executar uma técnica de defesa com uma mão e um ataque com terceiro sai otra.Un frequentemente realizadas na esteira. Serviu para iniciar ou para substituir um sai perdido ou quebrado durante o curso de um katas combate.Los "Matayoshi Não Sai Dai Ni" e "Sai não Chinbaru" correr com três sais, o Sai terceiro é colocado de volta na primeiro e mais tarde para o segundo kata.
Alguns militares chineses introduziram esta arma no momento que o comércio com a China estava em pleno andamento.
O estudo da sai importante trabalho envolve a articulação dos pulsos.



A Tonfa ou Tunkuwa : Esta arma, mais conhecido sob o nome chinês Tonfa é geralmente feito de carvalho, madeira maciça e resistente.
O Tunkuwa é de cerca de 50 cm. seção longo e cilíndrico, quadrado ou trapezoidal. Seu comprimento deverá permitir a total proteção do antebraço. Seu aperto é cilíndrico e seu comprimento deve corresponder à largura da palma da mão.
O Tunkuwa, como é praticado em Okinawa, é usado em pares.Com uma arma em cada mão, você pode executar uma técnica de defesa com um ataque e um dos outros. Alguns países estão equipados para a polícia e segurança de uma tonfa moderno e de gestão a mais e diferente.
Tunkuwa O estudo gerou uma grande flexibilidade e agilidade dos pulsos. Além disso, manter firmemente Tunkuwa ao longo do antebraço durante a prática, deve ser exercida tensão quase constante no pulso.




O Nunchaku : Esta arma é mais conhecido pelo público, graças a filmes de artes marciais. É também chamado de "Sosetsukon."
Eles são duas varas muito curto, entre 30 e 60 cms. unidos por uma corda. Isto poderia ser de crina ou palha de arroz torcida. Em alguns casos, foi substituído por uma cadeia de resistir ao ataque de uma arma afiada.
Como Sai e Tunkuwa, o comprimento das varas de Nunchaku deve permitir antebrazo.La proteção total do comprimento da corda ou corrente pode variar de alguns centímetros a várias dezenas de centímetros, dependendo da operação a ser dada (combate ou para complicar as pernas de um cavalo).
O Nunchaku modernos, a distância entre os dois clubes, com a corda tensa é a largura da palma da mão. Isso deve ser respeitado por causa das dificuldades de gestão e movimentos perigosos pelo praticante.
O princípio da gestão nunchaku é baseado em velocidade e força centrífuga. Esta arma é ao mesmo tempo muito técnico e perigoso de manejar.


Jo : Esta é uma vara curta 22 cm. Seu manuseio é completamente diferente de Bo, apesar de sua semelhança. Seu pequeno tamanho permite movimentos muito rápidos tornando-o deslizar em suas mãos. A gestão de Jo é feito na forma de Kobudo tradicional Okinawa. Seu uso é diferente da utilizada no Aikido.



O Sansetsukon : Nunchaku é uma espécie de três varas. As varas são feitas de madeira e têm um comprimento de 65 cms. Eles são ligados por uma cadeia de 7 cms. aprox. Alguns anéis de metal são pendurados em correntes para aumentar a ruídos de manuseio, a fim de assustar e distrair o adversário.  Esta arma é de origem chinesa (San Jie Gun). É muito perigoso e difícil de gerir, devido à desordem de movimento e energia gerada pela força centrífuga utilizada em suas técnicas.

O Nunti e Manji-Sai , uma espécie de lança é composto por dois elementos: uma vara longa de 1,70 mts. que é inserido um Manji-Sai.
Manji O Sai-Sai semelhante a uma, mas a guarda é em forma de "S". Quando usado de forma independente de Nunti, é feito em pares e colocadas no cinto nas costas. Em seguida, uma arma para atirar.
Esta arma foi introduzida da China e é semelhante ao halberd ocidental. 
aprendem apenas a altos níveis de prática de Kobudo (de 3 Dan)

O Kama : Foi a foice de agricultores na agricultura. Esta ferramenta é usada como é, sem modificação. O cabo de madeira tem um comprimento de 30 cms. aprox. A lâmina de aço é ligeiramente curvo e perpendicular ao punho.
O Kama é usado em pares. As técnicas incluem blocos e, em seguida, unha, ou cortar.
Existem dois específico usa o Kama foice e corrente (Manri gusari Kama), inventada no Japão e um excesso de peso colocado no final da cadeia, e os tradicionais Okinawa onde o cabo é ligado a uma corda comprida que permitiu que o adversário para manter a distância, fazendo grandes movimentos circulares. O Kama estava fazendo naquela época se recuperaram rapidamente em torno do pulso para enrolar a corda.
Kenyu Mestre Chinen é um especialista desta arma espetacular e perigoso.
Devido à ponta do Kama, sua gestão requer um alto nível de concentração e habilidade. Assim, seu estudo começa após 3 Dan. Sua aprendizagem pode começar com uma madeira Kama, mas o risco é, paradoxalmente, a ausência de risco. E, portanto, é fácil esquecer que o erro não é permitido com uma arma real.É aconselhável, uma vez assimilados os movimentos de cada técnica, vá logo que as armas reais inicialmente colocando a guardas lâmina.
Com esta arma nunca deve parar de praticar, pois exige grande precisão técnica.
etc..........

Um comentário: